sexta-feira, 4 de março de 2011

Programa de Pós-Graduação em Estudos Teologicos - PROPET 2011

Programa de Pós-Graduação em Estudos Teológicos - PROPET

Edital PROPET 002/2011


EDITAL PROPET Nº 02/2011

O Diretor Geral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Teológicos – do Seminário Teológico do Espírito Santo – SETES, faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de Pós-graduação em Teologia, no nível de Mestrado, as inscrições poderão ser realizadas pela internet, no endereço Eletrônico SETES , ou pelo correio eletrônico ou na secretaria do PROPET/SETES. seminário.setes@hotmail.com .

I – Das Vagas. As vagas para admissão ao Curso de Pós-graduação, para o ano de 2011 são 12 (doze). No momento da inscrição o candidato deve optar por uma área de atuação, indicada no anexo deste edital.
II – Dos Requisitos para inscrição. Para se escrever o candidato deverá apresentar os seguintes documentos.
a) Ficha de Inscrição preenchida – PROPET ( em anexo)
b) Certidão Casamento/Nascimento;
c)Copia autenticado do Diploma de Graduação e Histórico;
d) 02(duas) fotografias 3X4;
e) Copia da Carteira de Identidade e CPF
f) Curriculum Vitae com comprovação
g) Taxa de Inscrição – 04(dois) Quilos de Alimentos não perecível

III – Do Período de Inscrição. 04/03/2011 a 19/03/2011
IV – Da Banca examinadora. A Banca examinadora será constituída de 03 Três membros – sendo um estrangeiro.
V – Do Processo Seletivo. A seleção dos candidatos será através de três fases: Primeiro - conhecimento especifico em Teologia, de caráter eliminatório e classificatório a ser realizado no dia 19/03/2011 na UFES. Das 14 as 18hs; O exame de Teologia Sistemática conteúdo em anexo. O exame de língua estrangeira não terá caráter eliminatório e sim classificatório. Segundo – Analise do Curriculum Vitae do candidato sendo avaliado: a) desempenho escolar, avaliado pelo histórico escolar; b) experiência Ministerial; e c) artigos publicados ou livros. Terceiro – entrevista do Candidato com membro da banca examinadora – Sobre o Pré-Projeto de Pesquisa. O programa e a bibliografia relativos à prova de conhecimento especifico, encontra-se relacionados em anexos a este edital.
VI - Da Nota final. corresponde a soma das notas obtidas no exame de:
a) Conhecimento especifico, expressa em valor de 0 a 10 pontos;
b) Analise de currículo/histórico, expresso em valor de 0 a 10 pontos;
c) Prova em inglês de 0 a 10 pontos;
d) Entrevista de 0 a 10 pontos;
e) Pré-Projeto de pesquisa 0 a 10 pontos.

Com valor total de 50 pontos. Serão considerados aprovados os candidatos com a maior pontuação somados nos 5(cinco) Itens.


VII – Do PROPET - Programa de Pós-Graduação em Estudos Teológicos. Terá duração de 04 (quatro anos) sendo:
a) O primeiro ano para Créditos das Disciplinas;
b) Segundo é terceiro Ano para apresentação em banca pública da dissertação escrita em formatação nas normas ABNT;
c) Quarto é ultimo ano – por pedido em requerimento de prorrogação para defesa publica.
VIII – Decisões. Contra decisões advindas da aplicação deste edital, não caberá recurso, os candidatos terão acesso ao quadro de notas, se solicitados por escrito, às suas respectivas notas.
IX – Do Investimento no programa: O valor investido mensalmente será de R$ 600,00 (Seiscentos) reais por dez meses: sendo os encontros de Orientações também referente ao mês com valor de R$300,00.
X – Poderá ser concedida bolsa de estudo para alunos que obtiverem pontuação acima de 38 pontos ou Indicação de Alunos, segundo critérios estabelecidos no Bel. Teologia do SETES.
XI – Do registro acadêmico e da Matricula. Os candidatos selecionados serão ordenados pela seqüência crescente de pontos e definido o dia da matricula (a ser fixado).Os candidatos que não comparecerem no dia da matricula serão considerados desistentes. O PROPET se reserva ao direito de não preencher todas as vagas oferecidas, se não houver numero suficiente de inscritos.

Vitória 01 de Março de 2011
Prof. Dr. Leopoldino Vieira Neto
Diretor Geral do PROPET/ SETES
Anexo I – Conteúdo ( Teologia Sistemática )
A Trindade, a Criação do Universo e da Humanidade, o Batismo no Espírito Santo, os Dons Espirituais, a Cura Divina e a Missão da Igreja. As Escrituras Sagradas - A necessidade das Escrituras - A revelação de Deus - Revelação geral - Revelação especial - A revelação em forma escrita - A inspiração das Escrituras - A inerrância das Escrituras; Deus - A existência de Deus - A natureza de Deus - A Trindade - O caráter ou os atributos de Deus - O plano eterno da Criação - A providência. Angelologia - A origem dos anjos - A natureza dos anjos - A classificação dos anjos - A queda dos anjos - Os demônios – Satanás. Antropologia - Homem: Criado ou evoluído? - A imagem de Deus no homem - A imagem de Deus no Novo Testamento - A imagem de Deus após o pecado - Por que Deus criou o homem? - A constituição do homem - A origem da alma humana - A formação da mulher - O estado original do homem - A condição original do homem - A natureza do homem - Os instintos do homem. Hamartiologia - A origem do pecado - A natureza da queda do homem Considerações bíblicas sobre o pecado - O pecado na vida da raça humana - O pecado imperdoável - A punição do pecado - Morte espiritual. Pneumatologia - Quem é o Espírito Santo? - O Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade - A personalidade do Espírito Santo - A relação do Espírito Santo com outras pessoas da Trindade - O trabalho do Espírito Santo na economia divina - O Espírito Santo no Antigo Testamento - Os símbolos do Espírito Santo. - A obra inicial do Espírito Santo na vida do crente - A obra constante do Espírito Santo na vida do crente Introdução aos dons do Espírito Santo - A blasfêmia contra o Espírito Santo. Cristologia - A união das duas naturezas de Cristo - Os três ofícios de Jesus Cristo Ofício profético Ofício Sacerdotal Ofício real - A morte de Jesus Cristo - A ressurreição de Jesus Cristo - A ascensão de Jesus Cristo. Soteriologia - Arrependimento – Regeneração - Justificação – Adoção - Santificação – Perseverança. Eclesiologia- A Igreja como um corpo - O Espírito Santo e a Igreja - A Igreja e o Reino de Deus - A origem da Igreja - As ordenanças da Igreja - O batismo - A ceia do Senhor - Os oficiais ordenados da Igreja - O governo da Igreja - A missão da Igreja.- Tipos de disciplina da Igreja - A perpetuidade da Igreja - Os sinais identificadores da Igreja. Escatologia - A segunda vinda de Cristo - O estado da alma depois da morte - O estado intermediário - A Grande Tribulação - A Besta, o falso Profeta e o Anticristo - O Milênio- O Tribunal do Juízo - O Inferno - O Céu - As duas Babilônias.

INGLÊSGramaticais: Simple Past of Irregular Verbs: Affirmative and Interrogative: Present Perfect/ Affirmative, Negative and Interrogative Forms/ Present Perfect + Adverbs.

Anexo II – Referencias Bibliográficas
Teologia Sistemática
Esboços de Teologia - A. A. Hodge
Manual de Teologia - John L. Dagg
Teologia Sistemática - Charles Hodge
Teologia Sistemática - Hermann Bavinck
Teologia Sistemática - Louis Berkhof
Teologia Sistemática - Wayne Grudem
Teologia Sistemática – Augustus Hopkins Strong
Teologia Sistemática - Stanley Horton.

Os Atributos de Deus
Atributos de Deus - Arthur Pink
A Santidade de Deus - R. C. Sproul
O Ser de Deus e os Seus Atributos - Heber Carlos de Campos

Os Puritanos
Entre os Gigantes de Deus - J. I. Packer
Santos no Mundo - Leland Ryken
Os Puritanos: origens e sucessores - David Martyn Lloyd-Jones
Os Puritanos e a Conversão - Samuel Bolton, Nathaniel Vincent e Thomas Watson.

Evangelho
A Lei da Perfeita Liberdade - Michael Horton
A Lei: suas funções e seus limites - David Martyn Lloyd-Jones
Lei e Evangelho - Coleção Debates Teológicos
Lei e Graça - Mauro Meister
Espírito Santo
A Obra do Espírito Santo - Abraham Kuyper (online)
Deus o Espírito Santo - David Martyn Lloyd-Jones
Espírito Santo - Sinclair Ferguson

Anexo III – PRÉ - PROJETO DE MESTRADO
O pré-projeto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Teológicos – PROPET – Mestrado em Teologia, deverá conter no mínimo 18 laudas (paginas) formatados segunda as normas ABNT, tendo opção por uma linha de pesquisa. Com a seguinte formatação abaixo:

CAPA
  1. FOLHA DE ROSTO
  2. 1.INTRODUÇÃO
  3. 2. PROBLEMATIZAÇÃO
  4. 3. JUSTIFICATIVA
  5. 4. OBJETIVOS
  6. 4.1 Objetivo Geral
  7. 4.2 Objetivos Específicos
  8. 5. HIPÓTESES
  9. 5.1 Hipótese Primária
  10. 5.2 Hipótese Secundária
  11. 6. QUESTÕES A INVESTIGAR
  12. 7. REFERENCIAL TEÓRICO
  13. 8. METODOLOGIA DA PESQUISA
  14. 9. CRONOGRAMA
  15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANEXO IV - LINHAS DE PESQUISAS E ORIENTADORES

Área e Sub- área Nome do Orientador
Teologia (Antigo Testamento) Economia e Finanças Prof. Dr. Edgar Melquior Duarte
Teologia Jurídico e Educação Cristã Prof. Dr. Wilson Eustaquio
Teologia Bíblica ( Sistemática) Prof. Dr. Leopoldino Vieira Neto
Teologia Educação Prof. Dr. Débora Cristina Rosa
Teologia Administração Prof. Dr. Antonio Marcos Amaral
Teologia Vida Cristã e Comportamento Prof. Dr. Giovane Vieira


Um comentário:

  1. Gostaria de mais detalhes sobre a matricula eu devo pagar o total e faser a seleção ou fazer a seleção e se passar pagar os valores ????

    ResponderExcluir